Saúde e Envelhecimento: Passado, Presente e Futuro – Parte 1
O aumento da expectativa de vida nos últimos séculos necessita de um novo entendimento científico de como manter e aumentar a saúde no decorrer de uma trajetória de vida mais longa.
A expectativa de vida tem aumentado, em média, um mês por ano nos Estados Unidos. Os desafios e oportunidades enfrentados pelos indivíduos e pela sociedade tem exigido avanços nas áreas de pesquisa e na medicina. Talvez os maiores avanços nas pesquisas sobre envelhecimento dos últimos 50 anos tenham envolvido a elucidação de processos fundamentais relacionados a idade e fatores que a acompanham, além de condições geriátricas tais como quedas, delirium e debilidade.
Os estudos descritivos, a partir da década de 1950, partiram de mudanças fisiológicas associadas ao avanço da idade e deram lugar aos estudos básicos, ao longo da década de 1980, diferenciando a doença dos processos de envelhecimento; em seguida, identificando biomarcadores de envelhecimento e distúrbios relacionados à idade; e explorando o envelhecimento nos níveis moleculares, celulares e de regulação dos sistemas. Ensaios clínicos com intervenções para retardar o envelhecimento estão em andamento, e algumas estratégias eficazes podem estar no horizonte. Estudos de base populacional definiram oportunidades para prevenir doenças/deficiências e promover um longo período de saúde para todos. Modificadores ambientais, socioeconômicos e comportamentais de saúde da população também influenciam profundamente se as pessoas viverão uma vida longa e saudável.Os avanços científicos agora estão iluminando este “continuum” das pessoas que estão envelhecendo, da saúde e resiliência à fragilidade.
A extensão da saúde é conhecida por ser afetada por exposições promotoras e exposições prejudiciais ao longo do curso de vida, e as subpopulações que se beneficiam das primeiras estão demonstrando que é possível viver vidas mais longas e saudáveis. Se pretendemos criar oportunidades adequadas para essas vidas, o curso de vida e os fatores sociais que criam disparidades na saúde devem ser os principais alvos da pesquisa e das soluções de saúde pública.
Em nosso blog você fica por dentro das últimas notícias sobre o tema. Mantenha-se atualizado. Toda semana novas notícias para você aqui.
Fonte: Fried LP, Rowe JW. Health in Aging: Past, Present and Future. N England J Med. 2020;383:1293-1296.