Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCh)
O Acidente Vascular Hemorágico (AVCh) compreende cerca de 20% de todos os AVCs, sendo a hemorragia intracerebral (HIC) o tipo mais comum. A frequência de HIC aumenta quando a hipertensão não é tratada. A HIC, em particular, apresenta um risco desproporcionalmente alto de mortalidade precoce e incapacidade a longo prazo.
Até recentemente, havia uma escassez de ensaios clínicos randomizados que evidenciassem a eficácia das várias intervenções comumente consideradas na HIC, incluindo controle da pressão arterial aguda, reversão da coagulopatia e evacuação cirúrgica do hematoma.
As abordagens atuais enfatizam o controle da pressão arterial extremamente alta na fase aguda, a rápida reversão dos antagonistas da vitamina K e a evacuação cirúrgica da hemorragia cerebelar. Perguntas persistentes, muitas das quais são o tópico de pesquisas clínicas em andamento, incluem a otimização de alvos individuais de pressão arterial, estratégias de reversão para medicamentos anticoagulantes e o papel da cirurgia minimamente invasiva.
Existem modelos de estratificação de risco, que derivam de achados no exame clínico e de neuroimagem, mas deve-se tomar cuidado para evitar uma profecia de desfecho negativo por limitar o tratamento devido a um prognóstico ruim presumido.
Saiba mais sobre as estratégias de prevenção em nosso blog.
#idoso #geriatria #atendimentodomiciliar #florianopolis #saude #bemestar #grandeflorianopolis #fisioterapia #fonoaudiologia #nutrição #psiquiatria #neurologia #gerontologia #cuidador #cuidadordeidosos #cuidadocomidoso #enfermagem #saudemental #covid #covid19 #avc #avchemorragico
Fonte: Montaño A et al. Hemorrhagic Stroke. Handb Clin Neurol. 2021;176:229-248.