DISFAGIA: Riscos e Complicações
A disfagia é um distúrbio que se caracteriza pela dificuldade de deglutição em qualquer uma das etapas do processo. Ao longo do envelhecimento algumas alterações estruturais e/ou neurológicas, podem alterar esse mecanismo de deglutição levando o idoso a exposição de riscos a complicações pulmonares, alterações de nutrição e hidratação.
Algum dos sintomas que caracterizam essas alterações são: tosse, engasgo, aumento do tempo de alimentação, pneumonias de repetição, perda de peso, entre outros.
O fonoaudiólogo é o profissional capacitado para realizar a avaliação e orientação da disfagia, visando proporcionar uma alimentação segura e confortável para o idoso. Ao perceber qualquer sintoma, procure um profissional para uma avaliação e orientação adequada.
Saiba mais sobre dicas e informações sobre idosos em nosso blog.
MARCHESAN, I. Q. Fisiologia da deglutição. In: FURKIM, A. M.; SANTINI, C. S. Disfagias orofaríngeas. Carapicuíba, SP: Pró-Fono, 1999. p. 12-16.
CARDOSO, M. C. A. F.; SCHNEIDER, R. H.; MORIGUCHI, Y. Aspectos nutricionais frente à presbifagia e os distúrbios de deglutição. In: MOSTRA DE PESQUISA DA PÓS-GRADUAÇÃO DA PUCRS, IV. Porto Alegre, 2009
MAKSUDA, S. S.; REIS, L. F. N. Disfagia no idoso: risco (in)visível. Revista CEFAC, São Paulo, v. 5, n. 3, p. 251-257, 2003.