Efeitos do Álcool nas Funções Motoras em Idosos
Efeitos do Álcool nas Funções Motoras em Idosos
O transtorno ocasionado pelo uso de álcool (do inglês AUD) é uma doença crônica e progressiva influenciada por fatores genéticos, psicossociais e ambientais. As consequências do consumo de álcool envolvem alterações nos circuitos neurais de emoção e cognição, bem como no circuito de planejamento motor. Além disso, durante o processo natural de envelhecimento, diversas alterações bioquímicas e funcionais também são observadas com consequências neurológicas. Assim, considerando as consequências do consumo crônico de álcool nos sistemas neurais e no processo natural de envelhecimento, este estudo avaliou o grau de comprometimento motor e funcional em idosos com consumo crônico de álcool.
Efeitos do Álcool
O estudo concluiu que o uso indevido de álcool por idosos promove limitações físicas significativas. Essas limitações resultam em uma piora da capacidade funcional de caminhada e de vários domínios da habilidade motora: habilidade motora fina, coordenação global, equilíbrio, orientação espacial e temporal, e aptidões motoras em geral. Além das limitações físicas ocasionadas pelo uso do álcool, a qualidade de vida nos aspectos físico, mental e social foi reduzida. Assim, são necessárias ações que ajudem o idoso a compreender essas perdas e a exercer o controle sobre o uso indevido do álcool.
Os Efeitos do Álcool são sérios e podem ser irreversíveis. Fique atento aos sinais e controle o uso excessivo do álcool. Saiba mais sobre esse e outros assuntos em nosso blog.
Agende sua consulta com um de nossos profissionais.
#geriatria #idosos #alcoolismo #ingestaodealcool #alcooleidosos #alcoolismoemidosos #efeitosdoalcool #neurologia #funçãomotora #funcaomotoraemidosos #envelhecimentosaudavel #efeitosdoálcool