Eric Kandel: Uma Vida para o estudo da Aprendizagem e Memória
Eric Kandel nasceu em 1929 em Viena e mudou-se para os EUA em 1939, pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial. Seu interesse pela psicanálise se desenvolveu enquanto estudava em Harvard, mas para exercer a profissão formou-se em medicina e especializou-se em psiquiatria, formando-se em 1956 pela New York University Medical School. Em 1955, ele fez um estágio eletivo com Harry Grundfest, despertando seu interesse pela neurobiologia. Durante um período produtivo no National Institutes of Health (NIH), Kandel efetivamente começou seu estudo ao longo da vida sobre a neurobiologia da aprendizagem e da memória.
Deixando o NIH em 1960 para iniciar residência de psiquiatria em Harvard, foi apresentado a Stephen Kuffler e seu grupo de pesquisa. Isso permitiu que Kandel continuasse engajado na neurobiologia e permitiu o planejamento ativo de seus estudos futuros sobre aprendizagem e memória no caracol marinho gigante (Aplysia). Após breves, mas produtivas, nomeações em Paris (França) e mais uma vez em Harvard, Kandel assumiu um cargo na New York University e mais tarde foi nomeado diretor fundador do Center for Neurobiology and Behavior da Columbia University.
O Professor Kandel foi homenageado muitas vezes, talvez mais notavelmente com o Prêmio Albert Lasker em 1983 e, claro, o Prêmio Nobel, que ele compartilhou com Arvid Carlsson e Paul Greengard em 2000.
Ao perguntarem sobre sua carreira e suas conquistas… veja as respostas:
Pergunta: Ganhar o Prêmio Nobel seria visto por muitos como o auge da carreira de um cientista. Como você se sentiu? foi uma experiência motivadora ou deixou-o com a sensação de que havia conquistado tudo na ciência?
Resposta: Não acho que a maioria das pessoas que fazem ciência seriamente pensem que alcançaram tudo. A ciência é um empreendimento tão imenso, há uma série quase interminável de questões que se desdobram diante de cada um. Como tal ciência é tão revigorante, na verdade eu achei o Prêmio Nobel um estímulo para fazer ciência maior e melhor!
Pergunta: Quando você começou, escolheu um campo que era particularmente desafiador. Se você estivesse começando na ciência agora, que outros campos além do aprendizado e da memória você acha que representariam níveis semelhantes de desafio?
Resposta: Um problema possível seria o estudo de uma abordagem molecular da sociobiologia, o estudo de moléculas que levam ao comportamento social. Outro seria o mecanismo molecular da atenção. Tentando desenvolver técnicas de imagem para medir o resultado da psicoterapia. Quer dizer, há um monte de problemas que me interessam, que provavelmente não vou resolver, mas que me fascinam. A questão não é que os problemas não existam, há muitos problemas fascinantes. Em termos de aprendizagem e memória, existem áreas relativamente intocadas em torno dos limites da psicologia e da neurociência. Portanto, o limite estaria em algum lugar que cativasse meu interesse.
Ainda em 2022, aos 92 anos, Eric Kandel segue fazendo ciência. Ele continua realizando pesquisas e publicações. Certamente uma inspiração a todos que fazem o que gostam e a demonstração de que pudemos mudar a realidade com persistência e dedicação.
Siga nossas redes sociais e acompanhe nosso Blog para mais curiosidades e notícias na área da saúde e informações relevante aos cuidados de pacientes com idade mais avançada.
#memoria #erickandel #neuro #neurologia #alzheimer #pesquisa #ciencia #psiquiatria #estudos #geriatria #idoso