HIPERTENSÃO: Prevenção e Tratamento
A hipertensão afeta aproximadamente um terço da população adulta mundial e é uma das principais causas de morte prematura, apesar dos avanços consideráveis nos tratamentos farmacológicos. Evidências crescentes apoiam o uso de intervenções no estilo de vida para a prevenção e tratamento adjuvante da hipertensão.
A pesquisa epidemiológica apoia os efeitos preventivos e anti-hipertensivos das principais intervenções no estilo de vida (exercícios físicos regulares, controle do peso corporal e padrões alimentares saudáveis), bem como outras recomendações menos tradicionais, como o controle do estresse e a promoção de padrões de sono adequados, juntamente com a regularização do ciclo circadiano.
Também enfatiza os mecanismos fisiológicos subjacentes e os efeitos benéficos dessas intervenções no estilo de vida sobre a hipertensão, os quais incluem não apenas a prevenção de fatores de risco tradicionais (como obesidade e resistência à insulina) e melhorias na saúde vascular por meio de uma melhora de redox e do estado inflamatório, mas também redução da superativação simpática e mecanismos não tradicionais, como aumento da secreção de miocinas.
Veja mais notícias sobre saúde e cuidados com os idosos em nosso blog.