Terapias Medicamentosas Emergentes para Osteoartrite (Artrose)
A prevalência de osteoartrite (OA; Artrose) e o ônus associado à doença estão aumentando constantemente em todo o mundo, representando um grande desafio para a saúde pública nas próximas décadas.
A falta de tratamentos específicos para OA fez com que ela fosse reconhecida como uma doença grave com uma necessidade médica ainda não alcançada.
Os avanços na compreensão da fisiopatologia da OA permitiram a identificação de uma variedade de alvos terapêuticos potenciais envolvidos na progressão estrutural, alguns dos quais são promissores e sob investigação clínica em ensaios clínicos randomizados.
As terapias emergentes incluem aquelas que têm como alvo proteases degradantes de matriz ou condrócitos senescentes, promovendo o reparo da cartilagem ou limitando a remodelação óssea, inflamação local de baixo grau ou sinalização pelo Wnt. Além dessas drogas potencialmente modificadoras da doença (do inglês DMOADs), vários alvos estão sendo explorados para o tratamento da dor relacionada à OA, como inibidores do fator de crescimento nervoso.
Espera-se que os resultados desses estudos remodelem consideravelmente o panorama de tratamento da OA nos próximos anos.
Saiba mais sobre o tema em nosso blog!
#idoso #geriatria #atendimentodomiciliar #florianopolis #saude #bemestar #grandeflorianopolis #artrose #osteoartrite #fisioterapia #fonoaudiologia #nutrição #psiquiatria #neurologia #gerontologia #cuidador #cuidadordeidosos #cuidadocomidoso