Transtornos de Sono em Pacientes com Doença de Parkinson
Há um interesse crescente nos efeitos cerebrais ocasionados pelo sono e seus distúrbios, particularmente em relação ao envelhecimento e aos processos neurodegenerativos.
A doença de Parkinson (DP) é a segunda doença neurodegenerativa mais frequente, com prevalência crescente em todo o mundo. Os distúrbios do sono, incluindo os distúrbios respiratórios do sono (DRS), estão entre as manifestações não-motoras mais frequentes da DP. Eles podem prejudicar substancialmente a qualidade de vida e possivelmente afetar o curso da doença.
Os distúrbios relacionados ao sono são altamente prevalentes na DP e suas consequências na qualidade de vida e na gravidade dos sintomas, motores e não-motores, são cada vez mais reconhecidas. A apneia obstrutiva do sono na DP tem sido associada a um maior comprometimento motor e cognitivo.
Evidências recentes sugerem que os distúrbios do sono estão presentes no início do curso de DP. A desordem comportamental do sono REM parece ser uma manifestação prodrômica para doenças neurodegenerativas, enquanto a apneia obstrutiva do sono pode exacerbar processos neurodegenerativos.
O reconhecimento, diagnóstico e o tratamento imediatos dos distúrbios do sono podem produzir melhorias muito significativas no estado funcional e na qualidade de vida em pacientes com DP, podendo alterar potencialmente a progressão da doença.
Saiba mais sobre o tema em nosso blog!
#idoso #geriatria #atendimentodomiciliar #florianopolis #saude #bemestar #grandeflorianopolis #parkinson #doençadeparkinson #fisioterapia #fonoaudiologia #nutrição #psiquiatria #neurologia #gerontologia #cuidador #cuidadordeidosos #cuidadocomidoso #enfermagem