Aneurismas Cerebrais
Os aneurismas cerebrais são definidos como dilatações que ocorrem em pontos frágeis ao longo da circulação arterial dentro do cérebro. Eles podem variar em tamanho (pequeno: menor que 0,5 mm, médio:6 a 25 mm e grande: maior que 25 mm). A maioria é sacular (formato “em bolsa”), que está associado a uma camada média fina ou ausente e a uma lâmina elástica interna ausente ou severamente fragmentada. No entanto, aneurismas fusiformes (circunferenciais) e micóticos (infecciosos) estão presentes em uma pequena porcentagem dos casos.
A maioria dos aneurismas cerebrais é silenciosa e pode ser encontrada incidentalmente em exames de imagem ou autópsia. Aproximadamente 85% dos aneurismas estão localizados na circulação anterior, predominantemente nas junções ou bifurcações ao longo do círculo de Willis. A hemorragia subaracnoide (HSA) geralmente ocorre com a ruptura do aneurisma e está associada a uma alta taxa de morbimortalidade.
Acesse www.senescencebrasil.com.br e fique por dentro das melhores informações sobre saúde.
#aneurisma #idoso #geriatria #neurologia #atendimentodomiciliar #consultadomiciliar #medicoemcasa #psiquiatria #fisioterapia #fonoaudiologia #nutrição #informação #cuidadordeidosos #cuidador #familia